domingo, 12 de dezembro de 2010

Jon Bon Jovi - Blaze of Glory [1990]



"Uhu... I make famous!" (fala da personagem Billy The Kid) 
Com essa frase Jon Bon Jovi abre seu primeiro trabalho solo - Blaze of Glory - lançado em 1990. Só me lembro de um outro lançamento no início da décade de 90 que tenha causado mais frisson do que este, Use Your Illusion I e II do Guns, em Setembro de 1991, quando fãs formaram filas na lojas de disco um dia antes que estes estivessem disponíveis.

Na época, os fãs do Bon Jovi ficaram preocupados com as "férias" que o Jon havia tirado da banda devido aos rumores de que ele estaria deixando a mesma para seguir carreira solo e com isso o Bon Jovi acabaria. A informação não passou de um susto que deixou os Bon Jovi maníacos em pânico e foi desmentida pelo próprio Jon, que inclusive, nos agradecimentos de seu trabalho solo, o dedica a "Richie, Alec, Tico e Dave - ainda a pior banda nessa terra de meu Deus!"

A idéia de compor uma trilha veio do próprio Jon quando Emílio Estevez e o produtor do primeiro Young Guns (1988) lhe pediram autorização para incluir "Wanted Dead or Alive" do Bon Jovi como música tema do Young Guns II, alegando que esta canção era uma inspiração para o filme. Mas, Jon achou que a letra de Wanted Dead or Alive era moderna demais para o tema e ao invés de permitir que a usassem se propôs a compor uma trilha completamente inédita, inteiramente baseada no roteiro do novo longa.

Young Guns II (Jovens Pistoleiros II) - traduzido aqui no Brasil como Jovens Demais para Morrer II - conta a história da perseguição do delegado Pat Garrett (William Petersen) ao pistoleiro William H. Bonney "Billy The Kid" no velho oeste americano. A trama inicia com Billy (Emilio Estevez) em idade bem avançada contando sua história a um advogado para que este pudesse conseguir perdão para sua pena de morte junto ao Estado. O desenvolver da história mostra Pat, ex-pistoleiro do bando dos Justiceiros, como era conhecido o bando de Kid, perseguindo Billy pelo Estado do Novo México, após um acordo com os governantes que o livra da pena de morte e o suborna, transformando-o em delegado, em troca da cabeça do ex-amigo. É neste tema que Jon basea a canção "Blood Money".

O longa é divertido e cheio de ação. Conta com as participações de Kiefer Sutherland como o professor "Doc Scurlok", Lou Diamond Phillips como o índio "Chavez" e Christian Slater como "Arkansas Dave Rudabaugh" entre outros. Ainda, Jon faz uma pontinha de 5 segundos como um bandido que foge da prisão e daí veio o gostinho por Hollywood e a vontade de virar astro de cinema! Pra quem gosta de "Bang-Bang", esse é bem moderno e tem um elenco pra lá de bacana! 


Quanto ao cd, um dos melhores discos de trilha sonora original que já ouvi. O álbum emplacou vários hits dos quais a canção tema "Blaze of Glory" concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Canção de 1990, vencendo este último. Inclusive, a apresentação da canção no Oscar contou a participação do Bon Jovi como banda base para execução da música. E quem que na década de 90 não dançou nos bailes de debutante ao som de "Miracle" ou aprendeu canta-la nos cursinhos de Inglês ou pegou a tradução de sua letra na revista Bizz? Ainda, o videoclipe da canção tema foi um dos mais executados na MTV, perdendo apenas para More Than Words do Extreme.

Da época do vinil, LADO A / LADO B, o lado A deste é aberto com "Billy Get Your Guns", trazendo participações especiais como a de Elton John ao piano e nomes de peso como Aldo Nova e o poderoso Jeff Back na guitarra solo... chique, não? Os hits já mencionados também fazem parte desse lado que ainda tem "Blood Money", uma bela balada no estilo voz, gaita, acordeão e violões; e fecha com "Santa Fe", outro hit muito executado em todas as rádios naquela época.

Abrindo o lado B, "Justice In The Barrel"; musicão! Além de Aldo Nova, Jeff Back com um solo maravilhoso e Kenny Aronoff, que aliás, tocam em praticamente todas as músicas, esta conta uma vocalização muito especial feita por Lou Diamond Philips e Julia Waters - bonito demais. Outros destaques são "You Really Got Me Know" com a participação de Little Richards no piano e nos vocais e "Dyin' Ain't Much Of A Livin'" que conta com Elton John, novamente, no piano e nos vocais. Este lado termina com a faixa instrumental "Guano City", composta pelo famoso compositor de trilhas sonoras, Alan Silvestri.

Recheado de participações especiais de tirar o fôlego, com uma ficha ténica de primeira, este álbum tem qualidade pra ISO algum colocar defeito. Todas as músicas, sem excessão, são excelentes e o vocal do Jon está no auge do vigor da sua juventude! Imperdível pra fã ou não do Bon Jovi.

Se você curte uma boa música, é pra baixar este CD correndo. Dirvirta-se!

Jon Bon Jovi - Vocais todas as faixas / Guitarra acústica, elétrica, harmonica e piano em algumas faixas
Jeff Back - Guitarra Solo (todas as faixas, exceto 04, 05 e 08)
Kenny Aronoff - Bateria e Percussão (todas)
Randy Jackson (faixa 01, 02, 03, 06, 07 e 09)
The Runners - Palmas (faixa 01)
Benmont Tench - Órgão (todas exceto 04 e 05)
Danny Kortchmar - Guitarra (todas exceto 03, e 10)
Aldo Nova - Guitarra (todas as faixas, exceto 10), teclados (faixa 03 e 06), tamborin (faixa 08)
Phill Parlapiano - Acordeão (faixas 02 e 04)
Backing Vocals - Julia Waters, Myrna Matthews, Maxime Waters (faixa 02, 06, 09 e 10)
Bob Glaube - Baixo (faixa 05, 06 e 10)
Robbin Crosby - Guitarra Acústica (faixa 07)
Waddy Wachtel - Guitarra (faixa 08 e 09)

Participações Especiais:
Elton John - Piano e vocais (faixas 01 e 10)
Little Richard - Piano e vocais (faixa 08)
Lou Diamond Philips - vocalização (faixa 06)
Alan Silvestri - Composição e condução (faixa 10)

Faixa: 


01 - Billy Get Your Guns
02 - Miracle
03 - Blaze of Glory
04 - Blood Money
05 - Santa Fe
06 - Justice In The Barrel
07 - Never Say Die
08 - You Really Got Me Now
09 - Bang A Drum
10 - Dyin' Ain't Much of A Livin'
11 - Guano City 



Nenhum comentário:

Postar um comentário